burquinabê - meaning and definition. What is burquinabê
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is burquinabê - definition

PAÍS DE ÁFRICA
Geografia de Burkina Faso; Burkina; Política de Burkina Faso; Burquina; Burkina Fasso; Demografia de Burkina Faso; Geografia do Burkina-Faso; Burkina-Faso; Geografia do Burkina Faso; Demografia do Burkina Faso; Política do Burkina Faso; Burquinabé; Burquinabê; Burquina Faso; Burkinabé; Burkina Faso; Política de Burquina Fasso; Geografia de Burquina Fasso; Demografia de Burquina Fasso

burquinabê         
adj e s m+f Burquinense.
Burquina Fasso         
Kone, Aame (2010). "Politics of Language: The Struggle for Power in Schools in Mali and Burkina Faso".
burquinabê      
adj.2g.s.2g. m.q. burquinense
-etim top. Burquina + term. prov. afr.

Wikipedia

Burquina Fasso

Burquina Fasso, Burquina Faso (em francês: Burkina Faso) ou simplesmente Burquina, é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benim, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu (em francês: Ouagadougou). Sua área territorial abrange 274 200 quilômetros quadrados com uma população estimada de mais de 15 757 000 de habitantes.

A região noroeste do país foi povoada entre 14 000 e 5 000 a.C. por caçadores-coletores. Assentamentos agrícolas apareceram entre 3 600 e 2 600 a.C.. O cerne do que é atualmente o Burquina Fasso foi composto principalmente pelos Reinos Mossis. Estes reinos Mossi se tornariam um protetorado francês em 1896. No final do século XIX, como consequência da Corrida a África no continente, a região do atual Burquina foi ocupada e anexada pela França, condição que se manteve até 1960 quando recuperou sua independência da potência colonial europeia.

Anteriormente conhecido como República do Alto Volta, o país abandona a denominação herdada do período colonial — Alto Volta — passando a se chamar Burquina Fasso, em 4 de agosto de 1984, pelo então chefe de Estado, Thomas Sankara, que criou o novo nome a partir das palavras Burkina ('homens íntegros', em more) e Faso ('terra natal' em diúla), o que resulta em "terra das pessoas íntegras". Seus habitantes se autodenominam burkinabè (plural invariável); nas formas aportuguesadas, são chamados burquinabês, burquinabeses, burquineses, burquinenses ou burquinos.

O país é membro da União Africana, da Comunidade dos Estados do Sahel-Saara, a Organização Internacional da Francofonia, a Organização da Conferência Islâmica e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.